Aproximadamente 69,1% das controladoras de pragas trabalham sem Alvará Sanitário em BH


Aproximadamente 69,1% das empresas controladoras de pragas urbanas, com sede na capital mineira, trabalham sem o alvará da Vigilância Sanitária. Essa foi a conclusão que a Associação Mineira das Empresas Controladoras de Pragas - MINASPRAG chegou depois de analisar a relação das empresas do setor, enviada pela Gerência da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte (GERVIS).

Segundo a MINASPRAG, existem aproximadamente cento e dez (1) empresas controladoras de pragas com sede em Belo Horizonte, das quais apenas trinta e quatro (2) possuem o alvará sanitário, documento necessário para a prestação do serviço de controle de pragas e vetores urbanos.

Serviço de grande importância para saúde humana e ambiental, o controle de pragas urbanas deve ser encarado com extrema seriedade e cautela, buscando sempre a contratação de empresas especializadas e idôneas.

Consumidores deste tipo de prestação de serviço devem estar sempre atentos sobre a idoneidade das empresas que estão contratando para a solução de seus problemas. Qualquer tentativa de controle de pragas em algum ambiente sem as técnicas e cuidados exigidos por lei pode ser prejudicial ao ambiente e, principalmente, às pessoas que nele circulam.

A Associação Mineira das Empresas Controladoras de Pragas (MINASPRAG), fundada em 1980, tem como finalidade promover a melhoria da qualidade técnica das empresas associadas e de todo o setor. Além disso, tem buscado uma aproximação com o poder público através das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual, expondo todas as questões que envolvem a prestação do serviço de controle de pragas. A MINASPRAG também tem promovido eventos e reuniões, onde empresas devidamente legalizadas compartilham informações relevantes para a qualificação da prestação dos serviços, desenvolvimento e profissionalização do setor.

Antes de contratar uma controladora de pragas, a MINASPRAG aconselha: informe-se bastante sobre a empresa que queira contratar e sempre exija a apresentação do alvará sanitário municipal atualizado. Lembre-se: "Quando você contrata uma desinsetizadora, você se torna co-responsável pelas conseqüências de seus serviços, por isso esteja atento às observações acima."

1 Número estimativo, embora a associação acredite que o número exato de empresas não seja muito diferente do número acima apresentado.

2 Número apresentado pela Gerência de Vigilância Sanitária de Belo Horizonte em 23/01/2007.


Sugestão de pauta enviada aos principais de meios de comunicação em março/2007.

Informações para a Imprensa
Assessoria de Comunicação da Minasprag
(31) 8728-2223